domingo, 9 de setembro de 2007

O jardim encantado de Noemia e suas aves.


*
Noemia, Noemita ou Mamy, como carinhosamente a chamo, é uma destas mulheres fantásticas que existem espalhadas por ai, muitas vezes pouco vistas e admiradas pelos que estão perto. Mas não acontece isto com Noemia. Ela é sempre notada e admirada pela força e garra. Uma mulher com a nobreza de uma rainha e a humildade e simplicidade de uma cotovia.
*
Por falar em cotovia, a casa de Noemia tem um jardim interno que já não é mais dela e sim dos pássaros que lá fazem seus ninhos, sua moradia. Ali Noemia planta suas amadas flores sem jamais esquecer das plantas que os beija-flores tanto gostam. Até uma fonte linda ela colocou neste jardim encantado, para o banho das aves, tradicional de todos os dias ensolarados.
*
No jardim encantado de Noemia e das aves, moram e freqüentam sabiás, bem-te-vis, rolinhas, pardais, beija-flores, alguns João de Barro residentes ali por perto, e um pássaro negro, lindo, que não sei o nome, Noemita com certeza sabe.
*
Todas as manhãs são alimentados com querela de milho, jogados na grama por Noemia ou pela Elis, fiel escudeira de Noemia, sempre por perto para ajuda-la. E Noemia tem a paciência de pegar o miolo dos pães e fazer pequeninas bolinhas, para também oferecer às suas aves. Suas amigas aves.
*
Sem grades, as aves de Noemia fazem de seu jardim, seu viveiro, seu porto seguro, sua morada constante. Quantos bebês passarinhos ali ja nasceram!
*
Minha admiração por esta mulher é enorme, e peço a Deus para que se tanto viver, fique ao menos um pouquinho parecida com ela.E graças a ela e a minha priminha Marly, que me apresentou esta doce e amada senhora, é que estou na net até hoje. Foi por intermédio dela que comecei a divulgar meus textos e também através dela, fiz contato com Celito Medeiros, mestre querido, ambos me incentivando nas artes. Através de Noemia, encontrei meus melhores amigos aqui na rede, os verdadeiros, como poucos tive aqui na tal, vida real. Através dela cheguei às minha amadas maninhas gêmeas, Maria Helena e Regina, e tantas pessoas queridas a estimadas por mim. Logo falarei delas também.
*
Mas, voltando à Noemia, esta preciosidade de pessoa em forma de uma pequenina grande mulher, aprendeu a usar o computador e a net, depois de seus 72 anos, quando ficou viúva. E hoje, dá banho em muitos adolescente por ai (incluindo em mim, nada adolescente). Ela não para, é curso de arte, universidade da terceira idade, tudo o que pode fazer ela corre atrás e faz. Vive às voltas com filho, nora, netos e bisnetos.
*
No jardim encantado de Noemia e suas aves, estive algumas vezes. La conversamos, nos acarinhamos como boa mãe e boa filha, recebi seus conselhos e admirei sua nobreza de alma.
*
Noemia, eu a amo do fundo de meu coração minha querida Mamy. E não poderia jamais deixar de homenageá-la aqui, no meu cantinho, meu, dos meus amigos que amo e por que não, de nossas aves. Bem sei que elas, as aves, não teclam, mas sei que elas estão em nossas almas, ainda tão crianças e livres.


Esta é a minha homenagem à grande mulher, amiga e mãe, Noemia de Manuel.

®Tania Lemke 09/09/2007

Direitos autorais reservados.

10 comentários:

Anônimo disse...

Estou gostando muito de seu trabalho amiga, parabéns para sua mamy linda
beijos para ti,
Ingrid

Anônimo disse...

Que Bela Homenagem, Parabéns Poetisa
Beijos
Nancy Cobo

odete ronchi baltazar disse...

Belo exemplo de vida a ser exaltado e seguido. Você fez muito bem. Parabéns a você pela homenagem, e à Noemia pela exuberância de vida.
beijossssssssss
odete

Anônimo disse...

Tania, amei seu blog!!
Parabéns, tudo muito lindo.
Adorei a homenagem à sua mãe!!
beijos

Unknown disse...

Tania!!
Mesmo sem conhece-la pessoalmente, a admiro muito... Virtualmente a vejo atraves de sua poesia, sua arte...
Parabens!!
Bjssss!
Vera Scatulin

Chave da Poesia disse...

Pra te deixar um beijo e dizer que está muito lindo teu blog!
Meus parabéns.
Sylvia Cohin

Anônimo disse...

Lindíssima homenagem!
Lindo blog!
Linda você!
Saudadona querida.
Fica sempre na Luz.
Beijus,
Nanci

Anônimo disse...

Tan Parabéns!!! Tudo lindo minha amiga. Já sabia que seria um sucesso. bjsssssssssssss...Helô Abrahão.

Unknown disse...

Tenha em mim uma fã de primeira linha. Cada dia que adentro um pouquinho no seu mundo virtual, vou descobrindo coisas lindas, uma mulher generosa, simples, amiga.

Parabéns pela linda homenagem à sua mãe.

bjs
Zuca

Anônimo disse...

Tudo muito lindo!!!

Grande lição de vida da Noemia!

Ainda chego lá.

Parabéns Tania;seus tabalhos estão lindos.
Beijos Vani